224 Anos da Cidade de Paracatu/MG
Concessionária Futura Máquinas parabeniza a cidade de Paracatu/MG e celebra os 224 Anos de histórias e tradições da cidade.
PARABÉNS PARACATU
224 anos de história e tradição.
Dentre os monumentos que fazem parte dessa história está o Chafariz da Traiana e Passo da Paixão.
O Chafariz da Traiana é um tributo do artista Fábio Ferrer à cidade de Paracatu. Homenageia em especial o período colonial do século 18, onde a cidade vivia o Ciclo do Ouro. O conjunto arquitetônico é uma obra com espírito barroco.
O chafariz da Traiana possui no alto da obra uma escrava, que a história conta que percorria os becos despertando desejos nos fidalgos.
A data no escudo – 1798 – destaca a oficialização da elevação a Vila de Paracatu do Príncipe, por Dona Maria, a Rainha da corte portuguesa.
Para completar, através de uma carranca, a bica d´água de uma antiga mina da cidade faz borrifar na terra a benção, assim como nos tempos dos tropeiros.
O chafariz é uma homenagem a outros chafarizes que existiam na cidade e que foram destruídos.
O Passo da Paixão, singela capela da via sacra, homenageia a descoberta do ouro na região em 1744, época que já existia o Arraial de Sant´Ana e São Luiz, depois elevado à vila.
No Passo, a pintura no teto em flande têmpera, gema de ovo com pigmentações, realizado por Fábio Ferrer, reluz o estilo barroco do Chafariz. A pintura da parede é da artista Maria do Céu e as esculturas dos tocheiros em cedro são de Hugo Martins, artistas natos de Paracatu.